Halitose

Bolinhas mau cheirosas que saem da garganta?

Vamos conversar sobre Cáseos Amigdalianos!

• O que são essas bolinhas de cheiro ruim que podem se desprender das amígdalas ao engolir saliva, tossir, espirrar ou comprimir a região?
  • Qual a relação dos cáseos amigdalianos com o mau hálito?
  • E como é o tratamento?

Vamos te ajudar a esclarecer essas dúvidas e a desmistificar o assunto, afinal esta é uma alteração muito frequente.

Então, acompanhe o conteúdo e aproveite para compartilhar com as pessoas que você conhece e que podem se beneficiar com essas informações.

O que são os Cáseos Amigdalianos?

Os Cáseos Amigdalianos são uma massa esbranquiçada ou amarelada que se acumulam nas criptas amigdalianas. São formados por uma mistura de bactérias, células descamadas, resíduos alimentares, biofilme lingual, saliva e muco.

Eles podem ser inertes ou causar a sensação de que há algo parado na garganta. Além de provocar desconforto,  dor local e na região do ouvido, irritação, ardência, alteração no paladar e dificuldades de deglutição.

A sua formação está relacionada, principalmente, a alterações na quantidade e na qualidade da saliva. Uma higiene bucal deficiente também favorece a retenção da matéria orgânica e a formação de cáseos.

Além disso, pessoas com as criptas amigdalianas muito profundas também estão mais propensas a formação porque são mais suscetíveis ao acúmulo de material orgânico.

Caseos Amigdalianos causam mau hálito?

Sim, além de desencadear desordens bucais e sistêmicas como amigdalite de repetição, doença periodontal e aumento do biofilme lingual (saburra), a formação de cáseos amigdalianos também está relacionada ao mau hálito.

E como funciona o tratamento?

O tratamento conservador pode ser aplicado para controle da situação. No entanto, em casos de infecção recorrente a intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Mas, quando o assunto é a discussão de tratamentos aqui no blog, a nossa mensagem mais importante é a seguinte:

Textos de internet servem como orientação básica e não substituem, em hipótese alguma, a avaliação do profissional.

Por isso, se você sofre com a formação regular de cáseos amigdalianos, procure o Cirurgião-Dentista qualificado para o tratamento do hálito e das alterações salivares. Ele é o profissional indicado para conduzir seu tratamento e ajudá-lo no controle.

Clínica Spadão