É fácil, rápido e confortável pra você.
Escolha agora o melhor dia e horário para o seu agendamento.
Odontopediatria
- Home
- Serviços
- Odontologia
- Odontopediatria
Odontopediatria é uma especialidade que adapta técnicas e procedimentos de Odontologia Geral e especialidades para fornecer cuidados primários de saúde bucal preventiva e terapêutica para crianças.
Além da técnica, o profissional também é treinado também para trabalhar o emocional da criança, ajudando-a a superar o medo e a aceitar o tratamento dentário sem estresse e sem deixar traumas.
O tratamento da saúde bucal precisa começar quando a criança ainda está na barriga da mãe. A Dra. Juliana defende a importância do pré-natal odontológico. Nele a gestante cuida da sua saúde bucal, recebe informações sobre as mudanças que podem acontecer na sua boca e aprende como cuidar da higiene do seu bebê.

Quando não há esse acompanhamento no pré-natal odontológico, é importante que a primeira consulta aconteça antes dos 6 meses de idade, para que os pais possam receber toda orientação a tempo de colocá-la em prática.
Como a criança está em constante desenvolvimento, a revisão a cada 6 meses ou no máximo 1 ano, permite a avaliação dos problemas pertinentes de cada momento e a intervenção precoce sempre que isso for necessário.
Por isso, faça do cuidado com o sorriso um hábito desde cedo na vida do seu filho! Como a própria Dra. Juliana Farinon costuma dizer, temos uma missão de grande valor.
“Acompanhamos de perto o crescimento das crianças, podemos ajudá-las a criar e manter bons hábitos, desmistificando a ideia de que o dentista é uma coisa assustadora e contribuindo assim para adultos mais conscientes”.
Pré-Natal Odontológico
É um acompanhamento odontológico durante o período gestacional, que visa a prevenção de doenças e /ou hábitos deletérios desenvolvidos durante a gravidez que podem trazer consequências ao bebê.
No que diz respeito às consultas de retorno da gestante ao cirurgião dentista, devem acontecer a cada trimestre, “Sempre trabalhamos com condições de atendimento seguras em qualquer fase gestacional”. Além de proporcionar cuidados com a saúde bucal da mãe e do bebê.


Dentinhos nascendo, o que preciso saber?
Mesmo antes dos dentes nascerem, eles já estão ali abaixo da gengiva e osso. O dente pode nascer entre 3 a 12 meses, o mais comum é que o primeiro dentinho “aponte” na boquinha do seu bebê por volta dos 6 meses, que coincide com o momento da alimentação complementar.
Para aliviar o desconforto local, indicamos o uso de mordedores com texturas e com interior com água, , ao ser resfriado na geladeira, o mordedor gelado proporciona uma sensação de alívio e frescor para o bebê.
A dedeira de silicone somente para massagear a gengiva.
Nasceu o primeiro dente, já inicia a escovação (ideal usar a escova pequena com poucas cerdas, igual a da foto.)
Quando começar a higiene bucal do bebê?
A partir da erupção (nascimento) dos primeiros dentes, já com a escova apropriada e pasta com flúor na composição na quantidade e frequência correta. Mas será fácil? Pode ser que sim, mas nem sempre é, pois o hábito da higiene bucal, não é natural como dormir ou comer, mas é um procedimento que deve ser feito, tal como trocar de fraldas ,tomar banho, cortar cabelo, pois eles estão se habituando ao novo, então o chororô é normal.
A pergunta frequente que me fazem, meu filho chora para escovar os dentes… Ele vai traumatizar?
Isso pode gerar estranhamento e desconforto a princípio, mas traumatizar não, sempre falo que o choro é a forma da do bebê se expressar isso é normal e esperado até os 3 anos. As reações esperadas neste momento são choro, trancar a boca e fazer muita pirraça, mas com muito amor e de forma lúdica os pais e/ ou responsáveis, eles irão se acostumar e com certeza se sentirão confiantes. Uma dica é realizar a escovação no momento do banho, também ajuda na adaptação deste novo hábito criado pra vida toda.

Agende a sua avaliação
aqui mesmo pelo site!

Conheça a Dra.
Juliana Mohr Farinon
- Cirurgiã- Dentista
- CRO-MT 8346
- Odontopediatria